E-Mail

sábado, 20 de março de 2010

Caminho para a maturidade

Texto Chave: I Coríntios 13:11 (Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.)– O cristão precisa buscar a maturidade. Assim como se espera que, no plano natural, à medida que o tempo passa as pessoas se tornem adultas, também se deve esperar um amadurecimento na vida espiritual. Enquanto isso não acontece, não temos como desfrutar do melhor de Deus e nem ser usados por Ele de maneira consistente... Neste versículo, Paulo nos fala de três áreas que revelam nossa imaturidade (meninice espiritual). Ele diz: “Quando eu era menino...”

1) COMUNICAÇÃO – “falava como menino” – Quando mais infantis somos, menor capacidade temos de nos comunicar de maneira adequada. Uma comunicação infantil está repleta de murmuração (a princípio, ela só sabe chorar), confusão, superficialidade, necessidade de chamar a atenção... Quando nascemos de novo no reino de Deus, assim como no natural, também precisamos passar pelo processo de aprender a falar (pois a comunicação que aprendemos no mundo não serve mais). Como isso acontece?

* À medida que damos ouvidos à palavra de Deus, ou seja, ouvindo o nosso Pai Celestial;

* À medida que nos relacionamos com pessoas maduras (se isolarmos uma criança e a privarmos de relacionamentos, ela nunca aprenderá a falar);

* À medida que nos submetemos a treinamento (uma criança pode prender a falar em casa, mas sua comunicação se tornará mais madura e eficiente através da educação na escola). Por isso, para amadurecer o crente tem que ser treinado na palavra (Escola de Líderes, seminários, célula, etc...) – Provérbios 19:27. Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.

2) EMOÇÃO – “sentia como menino” – A segunda área que evidencia a imaturidade é a alma, a sede das nossas emoções. A alma de uma criança é marcada pela insegurança, inconstância, excessiva dependência e egoísmo. Por isso, um crente que ainda é dominado pelo medo, que um dia está bem e no dia seguinte está mal, que só consegue permanecer na fé se seu líder o sustentar ou que só pensa em si mesmo revela-se ainda imaturo e precisa crescer em Deus – Leia I João 4:18; Tiago 1:6-8; I Coríntios 10:24.

3) ENTENDIMENTO – “pensava como menino” – Na verdade, tanto a comunicação quanto as emoções de uma criança são inconsistentes porque lhe falta entendimento. Seus pensamentos não têm ainda a base sólida do conhecimento e por isso a levam a atitudes infantis (ter medo de escuro, não saber medir conseqüências de uma ação, acreditar em bobagens, por exemplo). Assim também, enquanto a mentalidade de um crente não é formada pelos valores e princípios do reino de Deus, enquanto ele não tem conhecimento da Palavra e experiência (que é mãe da sabedoria), ele se porta de forma infantil na fé – ler Provérbios 3:13; Romanos 15:14 .

Gálatas 4:1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.

Aos Visitantes: Pergunte a eles se querem nascer de novo e entra numa caminhada de crescimento na fé que as leve à maturidade espiritual. Ore com eles e consolide-os.

Nenhum comentário:

e-mail