E-Mail

domingo, 18 de abril de 2010

A Mensagem da Cruz

Texto: 1 Co. 1.8

"Porque a palavra da cruz e loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." 1 Co. 1:18

INTRODUÇÃO

Por muitos anos os homens têm adorado a cruz. Existem cruzes em muitos lugares: nos templos, nas jóias, nas casas. Será que a razão pela qual Jesus morreu na cruz foi para que o homem a adorasse? Certamente que não. A cruz bíblica não é uma cruz de adoração, não é para que o homem prostre-se diante dela e a adore. A cruz representava, na época do Império Romano, a morte mais abominável, a maneira mais horrenda como os malfeitores, inimigos da sociedade, deveriam morrer. Se perguntássemos a um judeu que conceito ele tem da cruz, ele diria que era um lugar de maldição, onde morriam os criminosos mais perigosos da nação.

* A PALAVRA DA CRUZ É O PODER DE DEUS

A Bíblia diz que o poder de Deus se concentra não na cruz, mas na mensagem que ela propõe. Que mensagem é esta? Uma mensagem de esperança e fé, de libertação e salvação! Uma mensagem de amor (João 3:16). A mensagem da cruz se torna poderosa não por causa do pregador, mas por causa daquele que nela foi pregado - Jesus Cristo!  A cruz é a porta de reconciliação do homem com Deus. O amor de Deus é tão grande por nós, que permitiu Jesus se tomar maldito em nosso lugar (GI. 3:13). Por que maldito? Porque Ele levou sobre si as nossas dores e enfermidades, foi ferido por causa das nossas transgressões e iniqüidades (Is. 53:5).

* QUAL É A MENSAGEM DA CRUZ?

- Houve uma Grande Troca

Cristo se tornou o que nós somos para nos dar o que é Seu, a fim de nos libertar do pecado e suas conseqüências. Ele recebeu os nossos pecados e as nossas maldições. Jesus nunca conheceu pecado, mas na cruz Ele tomou os pecados de toda a humanidade. Jesus se tornou como uma espécie de imã, atraindo para si as maldições das pessoas. Tudo isso para recebermos o que era dele: vida, paz, saúde, comunhão com Deus. Foi uma troca desigual.

- Houve um Grande Preço

Aquele que não conheceu pecado, por amor a nós, recebeu a pena dos nossos pecados. Rm 6:23 diz que "o salário do pecado é a morte". Jesus, como conseqüência desta troca, morreu. O preço para a libertação do homem foi pago através da crucificação. Jesus derramou seu sangue na cruz, e cada gota deste sangue purifica o homem do seu mal. ?E o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado?.

- Houve uma Grande Vitória

O diabo, adversário de Jesus, deseja escravizar o homem em rebeldia contra Deus. Incansavelmente, ele induz o homem ao pecado, pois sabe que através dele o homem conhecera a morte eterna. Satanás pensou que, assim como o Filho de Deus morreu, então, certamente, todos os homens morreriam em seus pecados, ceifando para si uma multidão de almas. Porém, a cruz se voltou contra o diabo, pois foi o lugar onde Jesus quebrou o poder do pecado e do inferno. Jesus morreu, levando consigo todas as maldições dos homens, mas ressuscitou, trazendo consigo toda a esperança para a vida eterna.

- Há uma Grande Oportunidade

O homem só viverá aprisionado no pecado se ele quiser. Jesus Cristo já providenciou todas as coisas para uma vida livre e feliz. Ninguém poderia fazer o que Jesus fez. Só um homem santo e puro poderia morrer no lugar de um pecador. Está escrito: "para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna? (Jo 3.15). A oportunidade de receber a salvação dos pecados e da morte, está diante de todos nós, basta que confiemos a nossa vida nas mãos daquele que morreu por nós (Rm. 5:8).  Os pecados na vida do homem se tornam em argumentos contra ele. No mundo espiritual, um argumento e um direito legal. Direitos que o diabo reivindica para oprimir as pessoas com toda sorte de vida infeliz. Direitos que conduzem à perdição. Todavia, Jesus Cristo tirou estes argumentos do nosso meio, e cravou-os na cruz (CI 2:14). Se alguém se apropriar desta verdade, nunca mais será o mesmo. Ele será salvo!

CONCLUSÃO

A cruz significa o lugar onde Jesus deu a maior prova de amor pela nossa vida. O lugar onde toda a nossa maldição pôde ser lançada e nossa esperança eterna iniciada. Significa o lugar onde Deus operou o seu poder para nos salvar, criando para nós a oportunidade de vivermos com Ele para sempre. O que nós precisamos não é um crucifixo no pescoço, mas de "Cristo-fixo" no coração. Jesus não esta na cruz, mas foi lá que Ele derramou o seu amor por nós. Nós amamos a mensagem da cruz. Não adoramos a cruz, adoramos a Jesus! Amém

e-mail